quarta-feira, 17 de maio de 2006

Do Sarau da Queima das Fitas - Recadinho

Vem este a propósito das sucessivas intervenções que, vindas da 1ª plateia enriqueceram a passagem da Vinicultuna de Biomédicas-Tinto pelo Sarau da Grandiosa Queima das Fitas do Porto. Vestindo sucessivamente o papel de Interlocutor da Tuna, Engraçadinho, o atento participante prosseguiu a subida na escala dos Espectadores de Saraus, até ao Inatingível Título da Ordem-dos-Defensores-do-Fado, quando, emprestando à voz o timbre dos Indignados, interpelou uma vez mais o Velho Cinderella, que anunciava o Fado "Feiticeira".

"Alto aí. É preciso respeitar o Fado.", disse e repetiu.

Ó meu Grandessíssimo Fruto de Ilustre Linhagem
O Fado cresceu nos tascos e bordéis de pior fama de Lisboa, servido por cantores cujo hálito atingia a assistência antes da voz. Fadista era insulto, a resposta a navalha.
E nos tempos em que as meninas traçavam a perna quantas senhoritas de viela de Coimbra não escutaram palavras meigas dos estudantes que aconchegaram? De borla ou não, assim valesse a canção.
E no Porto? Vinicultuna de Biomédicas-Tinto, honrando a tradição.

4 comentários:

Comité de Organização disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Comité de Organização disse...

O Senhor que motivou o presente escrito era um fitado de uma escola da Universidadede do Porto, que não as Biomédicas.

Aparentemente já não há cá disto.

Comité de Organização disse...

Nota de louvor para a intervenção vigorosa do Técnico de Execução de Tarefas, o Senhor Nogueira, perdão o TóZé utilizemos por uma vez o nome próprio, bem mais condizente com o acto de afirmação de arruaça que se impunha praticar. Reassumindo o cargo de Relações Públicas da Tuna resolveu mediar a interacção Vinicultuna-Plateia, aconselhando o Senhor Espectador a calar-se sob pena de "parecer que iríamos ter problemas", no fundo oferecendo porrada.
Ah!, Fadista!

Anónimo disse...

Enjoyed a lot! » »