sexta-feira, 23 de dezembro de 2005

O Dia Em Que A Vinicultuna Foi Jogar Futebol

O Juvenal marcou-nos um encontro, a um monte de colegas da Tuna, para esta tarde no terreno vago, perto de casa, para irmos jogar futebol. O Juvenal é meu amigo, gosta muito de beber, e se nos marcou um encontro, foi porque o pai lhe deu uma bola de futebol novinha em folha e vamos fazer um desafio magnífico. O Juvenal é porreiro.

Encontrámo-nos no campo às três da tarde, éramos dezoito. Tivemos de decidir como constituir as equipas, para que houvesse o mesmo número de jogadores de cada lado.
Quanto ao árbitro, foi fácil. Escolhemos o Carlos. O Carlos é médico, mas como usa óculos não lhe podemos bater, o que, para árbitro, é uma boa coisa. E além disso, nenhuma das equipas queria o Carlos, porque não é muito bom em desporto e chora com demasiada facilidade. A discussão foi quando o Carlos pediu para lhe darem um apito. O único que tinha um era o Joel, cujo pai é polícia.

"Não posso emprestar o apito, disse o Joel, é uma recordação de família". Não havia nada a fazer. Por fim, decidimos que o Carlos avisava o Joel e o Joel apitava em vez do Carlos.
"Então? Jogamos ou não? Cá eu começo a ter sede!" gritou o Juvenal.
Mas onde tudo se complicou, é que se o Carlos era árbitro, já só éramos dezassete jogadores, o que dava um a mais na divisão. Então, arranjámos uma maneira: um seria o juíz de linha e agitaria uma bandeira sempre que a bola saísse de campo. Foi o Sérgio o escolhido. Um só juíz de linha, não é muito para vigiar o campo todo mas o Sérgio corre muito depressa, tem as pernas muito compridas e muito magras, com uns joelhos grandes e sujos. Mas o Sérgio não queria saber de coisas, queria jogar à bola, e além disso disse-nos que não tinha bandeira. De qualquer forma aceitou ser juíz de linha durante a primeira parte. Quanto à bandeira, agitaria o lenço que não estava limpo, mas é claro, ao sair de casa não sabia que o lenço ia servir de bandeira.

vagamente basedo no "Menino Nicolau", de Gosciny

1 comentário:

Anónimo disse...

That's a great story. Waiting for more. »