segunda-feira, 6 de junho de 2005

Musica no ar

Hoje tava no atrio do ICBAS a fazer campanha pelo tacho quando o Juvenal aparece com a guitarra debaixo do ombro e atira "Olha esta pra tuna". Eu apanhei e pouco tempo depois surgia "Debaixo da Capa", musica com variante falada e cantada que será, provavelmente, o grande hite deste Verão que já começa.

Trata-se de uma variante de bossa nova que se cruza com a tradição oral portuguesa das histórias contadas á lareira e aquela musica do "Era uma vez um cuco que não gostava de couves"

Basicamente baseia-se numa base histórica em que uma história contada por um contador acaba por acabar sempre da mesma maneira.
Por exemplo:
"Água Benta sentiu uma imensa vontade de urinar. Chamou um trio de tunos que abraçou em circulo, pegou na garrafa que esvaziara momentos antes, colocou-a no meio das pernas e aliviou-se.... debaixo da capa"
Outro:
"Cinderela sentou-se numa mesa de café e iniciou conversação com uma donzela de mais de 60 anos. Falaram durante horas. Cinderela nunca tinha conhecido alguem com quem tivesse tanto para partilhar. Desde a insuficiência renal a david bowie, passando por molho de francesinha e chinchilas. A atração mutua era imparavel. Foram para um canto mais escuro e tudo se resolveu... debaixo da capa"
Ande so óne Ande so óne