sábado, 23 de julho de 2005

Férias nas Biomédicas, Regresso ao Recreio da Minha Escola - Jogos e Cantigas da Nossa Infância - I

Para começar, para dar o exemplo, dois Clássicos, creio que universais. Depois, para dar o cunho cosmoregionalista que a Vinicultuna de Biomédicas-Tinto defende, cada elemento do Temporo-Espaço Físico-Onírico "Tuna", deve descrever jogos e canções (sempre respeitando a proporção 1:1) característicos do seu habitat de menino.

Um Jogo - o "Tê".

Terreno:
Na terra batida do campo de jogos, ou na areia da caixa de saltos, desenha-se o contorno de uma letra "T" bem larga. Não de deve fechar o contorno. A base do T deve permanecer aberta - o "Portão do T"
Na outra extremidade do recreio deve existir um ponto pré-definido, que se designará por "Poste"

Objectivo:
-Um jogador - o "T" - tenta tocar/estabelecer qualquer tipo de contacto físico com os outros companheiros de brincadeira, que naturalmente, devem fugir para o evitar.
- Para efeitos de "atingir o objectivo" Só são válidos os contactos estabelecidos, quando o "T" e o perseguido estão "os dois-ambos" fora do "Espaço T", "os dois-ambos" no seu exterior, ou não se cumprindo nenhuma das "duas-ambas condições", o contacto seja estabelecido através do "Portão do T"
- Contactos através das "paredes do T" não são considerados para efeitos de "objectivo", mas não são considerados ilegais.

Regras:
-Os contornos do T não podem ser pisados, no entanto qualquer jogador pode ter acesso ao interior do T, desde que o faça pelo Portão.
-A saída do interior do T, pode ser feita de qualquer forma, desde que o contorno do desenho não seja calcado.
-Exceptua-se a esta regra o jogador designado por "T", a quem se obriga a também efectuar as saídas do "T", pelo portão.
- É permitido a qualquer jogador saltar sobre o T.
-Dá-se por terminado o jogo sempre que algum jogador for "apanhado" pelo perseguidor, ou infringir uma regra. O jogador em causa, considerado Perdedor, ocupará o lugar de perseguidor no jogo a iniciar imediatamente, ou, em caso de ocorrência de "toque de campainha para início de aula de classe", no primeiro jogo do tempo de recreio seguinte.
- Em caso de dúvida de contacto, ou de infracções simultâneas, o "perdedor" será encontrado em função da Reacção Espontânea dos Foliões em Êxtase.
- No momento em que um jogador é declarado "Perdedor", deve iniciar uma corrida na direcção do Poste, sem o final do jogo não é declarado.
Enquanto tal não acontece, os companheiros de alegria, devem perseguir o "perdedor", tentando atingi-lo com murros e pontapés, e interromper a corrida, derrubando-o. Caso este último movimento tenha sucesso, o "Perdedor" deve ser sovado com violência, com o fito de lhe lembrar que como ser humano deve reassumir a posição erecta e cumprir com dignidade o percurso em falta, pois assim será toda a vida.
Ocasionalmente, alguns grupos prescindiam desta regra.
Dado o carácter tradicional desta rubrica, reprovamos taxativamente esta omissão, mesmo quando praticado por senhoras.

Noções Práticas e Movimentos de Especial Beleza Técnica:
- Um jogador perseguido no exterior, pode ver-se bem sucedido se optar por entrar no T através do Portão, e abandonar o T por uma das extremidades do travessão do T, uma vez que obrigará o Perseguidor, a voltar ao Portão do T.
- Dentro dos corredores do T, o jogador Perseguidor deve mover-se com cautela, para evitar calcar ou atravessar os limites do desenho.
Em "T"s de desenho estreito, um perseguidor inexperiente, deve evitar penetrar naquele espaço. No entanto, aquele que não tem receio de o fazer, tem assegurada a admiração dos camaradas.
- A rasteira a um parceiro que salta sobre o T, por forma a que este caia sobre os limites do T, não só é permitida, como, quando bem sucedida, é considerada um dos movimentos mais elegantes do jogo.
- O empurrão a um colega que calcorreia as terras contíguas Às fronteiras do T, tem o mesmo efeito, no entanto, não é tão apreciado em termos de beleza do jogo.

Uma Canção:
Sugus de Fruta, Filhos da Puta!
Homem do Talho, Vai para o Caralho!
O Sinaleiro, é Paneleiro!
Sugus de Fruta, Filhos da Puta!

3 comentários:

maximum morsae disse...

hoje estou um bocado preguiçoso para por por escrito com o detalhe e a minudencia com que vós o fizestes, um dos jogos da minha infançia. Mas não deixarei passar a oportunidade de falar sobre aquele que considero, acima de todos, como o verdadeiro modelador de personalidade e construtor do caracter humano. O jogo da "Estátua". E sugiro também passar da teoria á prática e organizar uma olimpidada destes pequenos jogos, no complexo ginodesportivo do araujo. O que acham?

Fodunt disse...

No araújo jogamos em casa.
eu que o diga

Anónimo disse...

Excellent, love it! » » »