terça-feira, 18 de julho de 2006

Férias nas Biomédicas, Regresso ao Recreio da Minha Escola - Jogos e Cantigas da Nossa Infância - IX

Um jogo - O beijo sagrado.

Nota introdutória:
Este é um jogo que dada a sua dificuldade e pudor inerentes não era paraticado por todos. Requeria uma grande carga de coragem para ser-se jogador, dado ser interpretado como "uma afronta religiosa" pelos católicos mais crentes e praticantes.

Terreno de Jogo:
Para este jogo bastava estarmos presentes em qualquer igreja católica-romana onde se estivesse a celebrar a santa missa.

Elementos do jogo:
4 elementos era o número mínimo. Um osculante, uma donzela a oscular (elemento passívo do jogo, mas fulcral) e pelo menos 2 testemunhas que fariam parte da mesma turma de catequese que o osculante.

Objectivo:
Oscular a Donzela.

Regras do Jogo:
O jogo era extremamente simples...Quando o sacerdote dissesse: "irmãos...saudai-vos na paz de Cristo" o osculante deveria acercar-se da donzela mais desejada ou da donzela possível e osculá-la sob o sagrado pretexto de se tratar de uma promoção de paz. Após o término da tarefa o osculante olharia os olhos da donzela e diria :"Paz de Cristo", terminando com isto a sua prestação.
Seguia-se a pontuação atribuída pelo juri que seguia atentamente toda a acção. Esta era atribuída após cálculo da média das classificações de 0 a 10 aos seguintes parâmetros:
Beleza da Donzela.
Proximidade ou não dos pais do jogador e/ou donzela.
Zona da face que era ósculada.
Tempo total.
Após atribuída a pontuação os participantes do jogo sairiam da eucaristia dominical e espalhariam a "boa nova"(pontuação) por todos os jogadores habituais.

Jogadas de especial mestria:
Um bom jogador nunca chegaria demasiado cedo à missa de modo a que pudesse escolher a donzela mais indicada e sentar-se perto desta, dado que quanto mais composta estivesse a igreja, maiores seriam as opções.
Recordo com saudade a jogada que o nosso colega conhecido por "gorila" conseguiu oscular duas gémeas desconhecidas que apareceram lá na paróquia exclusivamente naquele dia. Nunca mais foram vistas. Foi o único 18 que alguma vez vi a ser atribuído.
Os movimentos chamados "de mestre" nunca foram testemunhados mas é fácil imaginar-se como seriam e porque é que eram de tão difícil concretização.


Uma cantiga:

Sou Sodado Socialista
Sem Salazar Saber
Se Salazar Soubesse
Seria Sério Sarilho