domingo, 7 de novembro de 2010

O fim pelo início

Tenho saudades de ler. ler algo que não seja técnico. Algo escolhido por mim na altura que me apetecer.
Enquanto isso não é possível lembrei-me de um pequeno hábito que tenho desde que me lembro e que recupero aqui, por uma questão de saudade.
Sempre que pego num livro novo, começo por ler os últimos parágrafos do livro. Não é desanimador como o é saber o fim de um filme sem o ver. Não é ansiedade por saber o fim da história. Não é para poder compreender melhor o desenrolar do relatado no livro.
É só um hábito. Provavelmente estúpido.

-E até quando pensa o senhor que podemos continuar neste ir e vir dum caralho? - perguntou-lhe.
Florentino Ariza tinha a resposta preparada há já cinquenta e três anos, sete meses e onze dias com todas as suas noites.
-Toda a vida - disse.


Gabriel García Màrquez in "O Amor nos Tempos de Cólera"

Sem comentários: