sábado, 21 de janeiro de 2006

"Do Início dos Tempos - II", e "Mitologia da Tinto - IV"

"...
"No Princípio Era o Nada", ditava a Voz Ribombante, para que o eco o escrevesse no tempo.
"Perdão, eu já cá estava", corrigiu Cinderela, do meio do nada, mas o eco não registou.
"Tu?, mas quem és tu? Quem és tu, se eu ainda não criei nada", vociferou a Voz Ribombante, e acrescentou para o eco, "Não registes, não registes", para que o eco não escrevesse estas palavras no tempo, e o eco não escreveu. Sublinhe-se desde já em defesa do eco, que foi a Voz Ribombante que disse "não registes" duas vezes, e que o segundo "não registes" não foi obra do eco, que executava a sua tarefa em silêncio, como todo o bom escriba.
"Claro que ainda não criaste Nada, senão no Princípio nem Nada seria. Mas também não me criaste a mim. Por isso digo, eu já cá estava", disse Cinderela.
A Voz Ribombante calou-se.
Cinderela quis ser simpático. "Se calhar não me viste. Eu também só te vi agora. Porque até aqui só via nada, que é tipo nevoeiro, não se vê nada bem aqui. Por isso admito que cá estivesses, embora até agora só tivesse visto nada. Isto claro porque não me consigo ver a mim próprio. Mas já cá estava. Por isso é que não acho que seja correcto dizeres que no princípio era o nada. Eu já cá estava. Mas admito que tu também estivesses."
A Voz Ribombante continuou calada.
Cinderela voltou a tentar ajudar. "Podes dizer que no Princípio estávamos aqui os dois... não te vou corrigir. Mas eu já cá estava"
A Voz Ribombante cortou a palavra a Cinderela "Mas no Princípio Tinha de Ser Nada, porque a seguir Eu tenho de Criar Tudo"
E Cinderela respondeu "Já percebi. Queres chegar a um acordo."

A Voz Ribombante deu permissão ao eco para voltar a registar as suas palavras no tempo, e começou por dizer "No Princípio era o Nada", e o eco, com toda a pertinência parou de escrever no tempo, levantou os olhos e perguntou "Quer que registe esta frase outra vez?, já a tinha escrito há pouco."
E a Voz Ribombante, ribombou mais do que nunca, "Faz como tu quiseres", e o eco, como bom escriba do tempo, tinha juízo crítico, e optou por escrever "No Princípio Era o Nada" só uma vez, mas porque achava que ficava melhor, nunca por preguiça.
E não disse nada, porque o eco percebeu que a Voz Ribombante estava chateada. Chateada por Tudo, mas não por Nada. Porque Cinderela tinha acordado não voltar a corrigir a Voz Ribombante quanto à história do Princípio e do Nada, mas fizera do Tudo ponto de honra.
E a Voz Ribombante não criou Tudo.
Porque Cinderela criou a Vinicultuna."

Da "Génese da Tuna" (porque Cinderela nunca contou a ninguém, mas registou, não no tempo como o eco, mas no primeiro caderno de tuna, com um lápis 2B).
Vou Já, Cagalhão!