segunda-feira, 23 de maio de 2011

"A la Table avec la Tune"





A cambalear, chegamos um a um.

Acho que sou o quarto, mas sou o primeiro a sentar-me. À minha esquerda o caloiro que um dia será Grande Morsa, depois Chiclete, na esquina, à cabeceira o o caloiro que um dia será Inca (que só chegou uns minutos depois), e depois o caloiro que um dia será o Magister Piça Quadrada. O caloiro que um dia será o Magister Piça Quadrada fica à direita dos Maiorais da República. Somos Con-Vi-Da-Dos. Aliás, há mais Convidados. Os Repúblicos são só sete ou oito, mas há para aí 20 pessoas à mesa.


Tacho de arroz de cenoura e ervilhas. (Que inveja vão ter os que estão sem comer, em casa do Tiago). Bolinhos de bacalhau. Salada. Somos Convidados, somos os primeiros a servir-nos.

Olho para o tacho. Não podemos comer tudo.

Ponho só uma colher no o caloiro que um dia será Grande Morsa. O caloiro que um dia será Grande Morsa é grande.

Chiclete é mais pequeno. Ponho meia colher a Chiclete.

Percebo que estou a pôr pouco. Posso abusar mais. Felizmente só me servi em terceiro lugar. Posso comer quase tanto como o caloiro que um dia será Grande Morsa.

Chiclete vai ficar com fome. Também há atum. Tostas com manteiga. No fim, laranjas.

Pouco participamos nas conversas. Não sei se parecemos malcriados. Estamos mesmo cansados.

Os pais do Saviola aparecem.

O Maioral é um gajo de barbas que tem uma namorada gordinha. Esta diz “Tabaco? Aquela coisa que só serve para gastar dinheiro e fazer mal?”.

Fala-se nos terríveis primos do o caloiro que um dia será Grande Morsa - que se portaram mal no Centenário da República; que só o o caloiro que um dia será Grande Morsa tem cobro neles; que estavam a ver o Sexy Hot no Centenário da República.

Há uma história de tiros de pressão de ar, da República para uma procissão - histórias antigas. Um bem-vestidinho reclama. "Disparar sobre os fiéis? Se ainda fosse sobre comunas..."

Fala-se muito de política em Coimbra.
Também se fala de nós. “Estes bacanos têm uma filosofia...” - referem-se às nossas digressões.
As paredes da sala têm muitas frases de um dos Tios do caloiro que um dia será Grande Morsa.

Eu sirvo-me segunda vez. Acho que, por cortesia, Chiclete não o faz.



...da "Crónica da Digressão a Coimbra, por um Candidato a Tuno-Honorário da Vinicultuna de Biomédicas-Tinto", Junho de 2004

1 comentário:

Piça Quadrada disse...

fantástico