Grandes Frases - LXXXI
"Aqui jaz um cagalhão, que outrora foi um robusto bife"
Uma porta, agora desaparecida...
"Aqui jaz um cagalhão, que outrora foi um robusto bife"
Uma porta, agora desaparecida...
de copo em riste, Octavius às 13:44 1 cagalhões
com um Vintage da casta Grandes Frases
1ºFacto - Os azulejos castanho a das tuas casas de banho mantém o brilho de sempre.
2ºFacto - Uma vez vi uma moça já para o entradota, muito pálida e muito gasta, vestida de cabedais, e de cabelos pintados de rosa, a tombar pela porta dos teus quartos de banho como quem quer entrar, e achei que ela prostituta e que se ia drogar. Tive medo, mas achei que os cabelos dela jogavam bem com os azulejos castanhos.
3º Facto - Há 25 anos, todos os Sábados, ia com os meus pais e os meus padrinhos almoçar à Adega Figueiroa, e a seguir visitávamos-te enquanto fazíamos a digestão
4ºFacto - Aliás, fui eu que parti a asa do avião de meter moedas para crianças, que havia junto às primeiras escadas, quando tentei subir lá para cima quando já lá estavam o meu irmão e o Zé-Pedro. O meu pai bateu-me, mas acho que se safou sem pagar o estrago
5ºFacto - Durante esses anos, a vitrine com brinquedos que havia na escada de caracol preenchia os meus desejos de Sábado a seguir ao almoço. Achava que não era o melhor sítio para se ter uma vitrina, porque tinha de torcer o pescoço todo para a admirar, mas admito que aumentava o fascínio, e a verdade é que nunca rebolei por ali abaixo.
6º Facto - Mais tarde, já nas Biomédicas, cheguei a visitar-te, para ir à Loja "A Praxe", que ficava lá no fundo de tudo, pedir patrocínios. Não, não era para a revista "I", nem nenhuma actividade da AE. Foi mesmo para o Coral!!!
7ºFacto - Voltando aos anos da minha infância, as plantas tipo trepadeira que caíam dos vasos da tua fonte de lá do fundo, satisfaziam na perfeição, o meu conceito de "Selva". Como eras Frondoso! - quase me arrisco a dizer que os canteiros que ladeiam a tua entrada tinham pequenos buchos!
8ºFacto - Aliás, essa fonte interior, em azulejo de piscina, e onde a água não pingava, escorria, numa cascata de 3 pisos, continua a ser o expoente meu máximo da arte decorativa! Naquele tempo ainda havia fontes com água no Porto!
9ºFacto - O café ranhoso que tinha umas cadeiras cá fora, junto à varanda do 3º andar, com vista sobre a queda de água, foi o precursor de todas as Praças da Alimentação dos shoppings deste país.
10ºFacto - Não é verdade que sejas mal-frequentado. Quem o disser mente, ou não tivesses sido construído, ali a dois passos da esquadra da polícia.
O Grande Pedido de Desculpas em Forma de Lamento - Ó Grande Centro Comercial de Cedofeita, como é possível que até agora te tenhamos ignorado!!!...
de copo em riste, Comité de Organização às 00:00 2 cagalhões
Para iniciar, uma singela, mas sentidíssima oferta a uma das mais Gentis Damas dos nossos passeios:
Tímido, mas exasperado, já quase sem saber como esconder o meu amor, tropeço em meus pés, para cair, levando o joelho à tua soleira...
Senhora! levantando-me deixo uma flor, como se de teu colo se tratasse, Ó Padaria Ribeiro!
(onte-onte pude matar saudades dos teus biscoitos, das tuas empadas, e sobretudo das tuas tartes de amêndoa)
Depois de 3 meses de quase interregno, voltemos com novos olhos, e, simbolicamente, inauguremos esta nova rubrica, que pretenderá homenagear nobres entidades que acompanharam anos a fio o nosso percurso académico, sem esperarem uma citação que fosse neste espaço.
A todas muito obrigado, porque a nossa Cidade, a nossa tão querida, sobretudo do TóZé, Freguesia da Vitória, não teria metade do encanto sem todas vocês. E a Vinicultuna de Biomédicas - Tinto já se teria mudado há muito para o Araújo.
A todas, um Grande Bem-Haja
de copo em riste, Comité de Organização às 23:42 0 cagalhões
e uma voz de ânsia de morte não se contém, de pé sobre a cova que foi abrindo, lança uma farpa rancorosa sobre a rubrica mal-acabada dos pecados mortais.
E despeja a primeira pá sobre omorto
e uma voz morta levanta-se lá do fundo...
cof, cof, cuspindo o pó
O Blog Nunca Esteve Tão Vivo!
e acrescenta,
cof, cof, rais-parta, ainda apanho asma!
de copo em riste, Comité de Organização às 23:36 0 cagalhões
Tuno casado: Ola! Isto que estás a estudar é.. do terceiro?
de copo em riste, Pissæ Cubis às 18:53 0 cagalhões